Datafolha: maioria culpa Lula por tarifaço de Trump; Bolsonaro e Eduardo somam 39%
- João Paulo Cavalcanti
- 16 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

Uma pesquisa Datafolha mostra que 35% dos brasileiros responsabilizam o presidente Lula pelo tarifaço imposto por Donald Trump, enquanto 22% apontam Jair Bolsonaro e 17% citam Eduardo Bolsonaro, acusado de atuar no
s EUA para endurecer as sanções contra o Brasil. Já 15% colocam a culpa no ministro do STF Alexandre de Moraes. A sondagem foi feita com 2.002 pessoas em 113 cidades e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
O tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e outras sanções foram justificados por Trump como reação à “perseguição” contra Bolsonaro, às regras sobre plataformas digitais e a alegado tratamento injusto a exportadores americanos. O governo Lula, por sua vez, tenta vincular os danos econômicos à atuação da família Bolsonaro, enquanto a oposição responsabiliza falhas diplomáticas do presidente e decisões de Moraes.
O levantamento também mostra que 40% acreditam que a prisão domiciliar de Bolsonaro levará Trump a adotar novas medidas contra o Brasil. Outros 28% pensam que o republicano pode aliviar a pressão, 20% avaliam que nada deve mudar e 12% não souberam responder.
Nos últimos dias, os EUA intensificaram punições, como a suspensão de vistos de técnicos ligados ao Mais Médicos. Autoridades americanas, incluindo o vice-secretário de Estado Christopher Landau, afirmaram que Moraes prejudicou as relações bilaterais, enquanto o próprio Trump acusou o Brasil de executar uma “perseguição política” contra Bolsonaro.




Comentários